Geriatria é o ramo da medicina voltado ao estudo dos problemas do envelhecimento, atuando na prevenção, tratamento, reabilitação de doenças e paliação das incapacidades e fragilidades em idades avançadas, sempre com informação e suporte à família.
A nutrição ganha um papel de destaque no processo de envelhecimento, tanto na promoção da qualidade de vida quanto na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis. Hábitos alimentares saudáveis promovem não apenas o retardo do processo de envelhecimento, mas também longevidade e um envelhecimento bem-sucedido, tendo em vista que nessa fase da vida diversas mudanças fisiológicas e corporais ocorrem, aumentando a importância dos cuidados especializados voltados para a pessoa idosa.
A fonoaudiologia trabalha, na área gerontológica, na assistência especializada, prevenindo e tratando os distúrbios de deglutição, cognição e linguagem, articulação da palavra, voz e audição.
A psicologia clínica tem por objetivo o atendimento às pessoas em sua singularidade, proporcionando alívio emocional, autoconhecimento e apoiando na descoberta de novos caminhos e ressignificação. No processo de envelhecimento, a psicologia auxilia o indivíduo a reagir positivamente às mudanças ocorridas nessa etapa da vida.
A Terapia Ocupacional na Gerontologia tem como principal objetivo promover a independência e a autonomia dos idosos em suas Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) e nas Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), utilizando estratégias que facilitem o melhor desempenho nas atividades cotidianas dos idosos.
Intervenção da Terapia Ocupacional:
Reabilitação Cognitiva e sensório-motora; estruturação de rotina; adequação ambiental; passeio terapêutico; treino e adequação das atividades cotidianas; orientações para familiares e cuidadores.